Dicas de etiqueta na viagem

Dicas de etiqueta na viagem
Avalie este post?

Viajar é tudo de bom, conhecer lugares novos, respirar outros ares, sair da mesmice. Mas há diversos cuidados que você precisa ter uma viagem tranquila.

Assim como a escolha da poltrona é importante, principalmente se você gosta de viajar sem interagir muito, a etiqueta é fundamental para que a viagem seja agradável a todos.

Algumas dicas de etiqueta:

Não tenha pressa para entrar no ônibus, afinal os lugares estão marcados.

Comprimente a equipe: motorista, cobrador, auxiliar. São eles os responsáveis por sua viagem tranquila e segura. Agradeça ao desembarcar.

Evite ficar parado no meio do corredor. Ao entrar, localize sua poltrona libere a passagem aos outros passageiros.

Coloque seus pertences no compartimento acima da sua poltrona ou embaixo do banco. Muito cuidado para não bater com sua bagagem nas pessoas que já estão sentadas.

Evite falar ao celular, mas se for inevitável, seja muito discreto.

Para ouvir música, use fones de ouvido.

Se você não gosta de interagir com pessoas durante a viagem, fone de ouvidos e óculos escuros são uma boa pedida. Mas não precisa ser deselegante, justifique que estás num momento de reflexão e que precisa ficar concentrado nos seus pensamentos. Ter um livro em mãos também ajuda!

Todo o assento tem um braço móvel. Lembre-se que ele está disponível para os dois passageiros.

A poltrona é reclinável, mas lembre-se que há um passageiro na poltrona atrás do seu assento. É muito deselegante deitar até o último nível sem levar em consideração que há uma pessoa que também precisa de espaço atrás de você. Em último caso, pergunte ao passageiro se ele tem alguma abjeção a você reclinar mais sua poltrona.

Se você está acompanhado(a), procure conversar num tom mais baixo, sem que todos no ônibus fiquem a par da sua conversa. Discrição é a palavra-chave.

Caso precise utilizar o banheiro várias vezes durante a viagem, procure comprar uma poltrona próxima ao final do ônibus e no corredor. Assim você não atrapalha os demais passageiros.

Nem 8, nem 80: evite perfumes fortes, pois pode causar uma reação alérgica nas pessoas mais próximas. E capriche na higiene pessoal. Nada mais desagradável do que viajar com alguém que passou longe do chuveiro.

Seus pés incham durante a viagem? É normal alguns passageiros tirarem os sapatos para aliviar a pressão nos pés, mas verifique antes se suas meias estão limpas e seus pés com cheiro agradável.

Evite ocupar o espaço do seu vizinho ou no corredor. Ocupe o espaço que está destinado a sua poltrona.

Bateu a fome? Faça seu lanche, procurando ser o mais discreto possível. Evite alimentos com cheiros fortes e principalmente aqueles que se esfarelam e sujam o chão do veículo.

Bom senso! Essa é a regra geral para ter uma viagem tranquila. Cordialidade e educação são fundamentais para que o percurso seja realizado da forma mais agradável possível.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *