Santa Maria do Herval, terra da KARTOFFELFEST

Santa Maria do Herval, terra da KARTOFFELFEST
Avalie este post?

A pequena cidade de Santa Maria do Herval está localizada  a 75 km da Região Metropolitana de Porto Alegre e foi colonizada por imigrantes alemães em meados de 1850. Estes Imigrantes enfrentaram diversas dificuldades para se adaptar nesta terra: terrenos montanhosos, animais ferozes e índios caigangues que ali habitavam.

O local onde hoje encontra-se a sede do município era a região que apresentava o solo mais propício para o cultivo de alimentos e criação de animais. E com isso, o pequeno vilarejo cresceu e tornou-se uma linda cidade com 6.500 habitantes.

As belezas naturais foram preservadas e fazem parte do turismo ecológico e de esportes radicais do estado. Belezas como a Cascata do Herval que é considerada a maior cascata do estado, com 125 m de queda livre, a Caverna dos Bugres conta com uma bela cachoeira e outras diversas cavernas que eram habitadas pelos índios caigangues.

Além disso há a Cascata Michel que está localizada a 3 km do centro da cidade e também o Balneário da Amizade que conta com um belo espaço com churrasqueiras, canchas, campo de futebol e uma grande área livre junto ao Rio Cadeia.

A economia do município é baseada na indústria calçadista, na agricultura, frigorífico e setor de serviços.

A principal atração cultural da cidade é a KARTOFFELFEST,  Festival da Batata que ocorre no mês de maio, quando ocorreu a emancipação do município.  O festival é tão importante que consta no calendário oficial de eventos do Estado do Rio Grande do Sul. Além da gastronomia, ainda tem toda cultura alemã presente na festa.

A Cultura Germânica é preservada através da manutenção do dialeto, da sua arquitetura com casas em estilo enxaimel e da Gastronomia Alemã, que inclui delícias como Cucas, linguiça, porcos assados, bolinhos de batata.

A pequena cidade integra a Rota Romântica que tem aproximadamente 184 km de distância e que vai de São Leopoldo até São Francisco de Paula são 14 municípios do nosso Estado todos de colonização alemã.

KARTOFFELFEST – FESTA DA BATATA

Data: 10 a 19 de Maio
Cidade: SANTA MARIA DO HERVAL
Local: Centro da cidade
Horário: 09h30min às 23h
Organização: Associação Cultural Teewald
Fone: (51) 9 9649.0015
E-mail: associacaoteewald@gmail.com

Anualmente no segundo e terceiro final de semana de Maio, a Kartoffelfest mais conhecida como Festa Da Batata. São dois finais de semana de festividades com várias atrações, mais de 30 variedades da culinária de batata, produtos coloniais, artesanato, danças e bandas típicas, exposição agro-industrial, parque de diversões e passeio pelos pontos turísticos do município.

Foto: Jornal O Diário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *