Chapada dos Veadeiros e a beleza de Goiás

Chapada dos Veadeiros e a beleza de Goiás
Avalie este post?

Toda a beleza da Chapada dos Veadeiros está encravada no ponto mais alto do Planalto Central, a 1.700 metros de altitude, a chapada é repleta de cachoeiras, piscinas naturais, cânions, riachos e matas de cerrado.

Com o objetivo de proteger tanta beleza o governo criou no início dos anos 60 o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e tombado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, abrange uma área de 65.515 hectares colorida por flores e árvores como orquídeas, ipês, aroeiras e buritis. A reserva é ainda refúgio de animais ameaçados de extinção como o veado campeiro, o cervo do Pantanal, a onça pintada e o lobo-guará, além de abrigar tamanduás, tatus, cobras e espécies variadas de aves, como araras e tucanos.

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Criado em 1961 por Juscelino Kubitschek com 625.000 hectares com o nome de Parque Nacional do Tocantins, perdeu em quase 10 vezes seu tamanho original e tem hoje 65.514 hectares. Há uma ampliação sendo analisada podendo passar para mais 200 mil hectares.

Na área do parque, que abrange parte do município de Alto Paraíso e dos distritos de São Jorge e Cavalcante, há quatro trilhas abertas para visitação. Elas levam a belíssimos saltos que chegam a 120 metros de altura; e também aos cânions do Rio Preto e da Carioca.

PARQUE DA LUA

Partindo da cidade de Alto Paraíso são exatamente 30 km até a estrada que dá acesso ao Vale da Lua. Durante milhões de anos, as águas revoltas do Rio São Miguel esculpiram formações rochosas que parecem uma paisagem lunar. A rochas exóticas contendo quartzo, areia e argila fazem correr entre si águas frias de cor esmeralda que formam piscinas naturais. É uma das atrações mais simbólicas da Chapada dos Veadeiros e que recebe anualmente centenas de turistas do mundo todo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *